Vocação: dom de Deus e resposta do homem e da mulher!

A vocação é um dom que Deus oferta a cada pessoa. E cada um/a em sua liberdade responde ou não. Todos nós recebemos ao longa da nossa vida diversos chamados que podemos ir respondendo em cada etapa e/ou fase da vida.

O primeiro chamado que Deus nos faz é a vida. Esta resposta em um primeiro momento depende diretamente de intermediários que são nossos pais (cf. Gn 9,7). Ainda nesta mesma dinâmica em sua maioria os pais levam seus filhos/as a Igreja para que se tornem cristãos por meio do Batismo. Assim vamos respondendo de acordo com cada etapa da vida. Participamos dos encontros de catequese preparando-nos para a recepção dos sacramentos da Eucaristia e do Crisma. Nestas fases já seremos capazes de ir tomando as decisões por nós mesmos. É importante que no percurso da caminhada possamos ir criando em nós a capacidade de nos perguntar sempre: Senhor o que queres de mim? Esta indagação ela é indispensável e ao mesmo tempo arriscada pois o Senhor sempre nos conduz por senda novas e desafiadoras. Para responder sempre com alegria é preciso olhar no espelho da história sagrada as diversas personagens que Deus chama e as envia. Abraão, Moises, Ruth, Debora, Ester, Isaías, Jeremias, Maria, os Apóstolos e hoje a nós. Agora vem a pergunta: será que não é hora de criarmos entre nós e em nossa ação evangelizadora uma cultura vocacional? Onde todos nos sentimos vocacionados e a serviço do Reino de AMOR,JUSTIÇA e PAZ.

Como Igreja particular da Prelazia de São Félix do Araguaia e em comunhão com a Igreja no Brasil queremos mergulhar de cheio na proposta que nos faz a CNBB por meio da SAV/PV. Do III Ano Vocacional 20/11/2022 a 26/11/2023. Com o tema VOCAÇÃO: Graça e Missão. Lema “corações ardentes, pés a caminho” (cf. 24,32-33).

Por padre José Rodrigues.

Essas imagens a cima, foram autorizadas pela CENBB..

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin