Um irmão “evangélico” restaura uma imagem de São José! Diálogo e Ecumenismo

Por Ivanis Tibúrcio (Agente de Pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia)

Na cidade de São José do Xingu- MT, uma imagem de São José recepciona quem chega. Um relato inusitado para muitos e um exemplo de fé é o que este artigo vem trazer, o intuito não é discutir sobre religião, mas sim mostrar o quanto as religiões podem se abraçar..

Este relato foi contado pelo Pároco da cidade, Padre André Pereira em suas redes sociais, “ A imagem de São José, entrada da nossa querida cidade está sendo restaurada gratuitamente por um irmão evangélico ele me disse—padre não vou cobrar nada, pois sei que é um símbolo de vocês católicos. Que gesto nobre de respeito pela fé dos outros irmãos. Obrigado, Deus abençoe muito” (SIC).

Como já é de conhecimento geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lançaram no dia 17 de fevereiro de 2021 a Campanha da Fraternidade Ecumênica com o Tema “ Fraternidade e Dialogo: compromisso de amor” e como lema “ Cristo é nossa paz, do que era dividido, fez uma unidade”, na qual nos convida a valorizar as riquezas que há em comum entre as igrejas; o ecumenismo visa justamente reunir pessoas de diferentes ideias, crenças e perspectivas em torno de um bem comum que ajudará a todos a construir um caminho novo.

O gesto desse irmão de procurar o padre, numa atitude de respeito e pedir para restaurar o que para os Católicos é algo precioso, uma imagem, ele ensina na prática, com a própria vida, o que de fato é vivenciar o ecumenismo e quebra um “tabu” dentro das relações entre irmãos de denominações diferentes. Que tenhamos um coração tão aberto, quanto este irmão.

Amanhã, dia 19, temos a graça de celebrarmos São José; muito sabiamente Papa Francisco fez uma convocação para conhecermos melhor o pai adotivo de Jesus e sua importância no Plano Salvífico de Deus. Nasce no coração paternal de Papa Francisco o “Ano de São José”, no qual muitas lideranças de nossa Igreja afirmam que “O Ano de São José é um presente para toda a Igreja”

Patris Corde “Coração de Pai”. São José modelo de homem e de disponibilidade para zelar e cuidar de Maria e do próprio Menino Deus; São José homem de uma profunda ternura…

Que por intercessão de São José, Deus abençoe a vida deste homem, que com tanto carinho, tem uma atitude de fé, ternura e age com um bom coração.

Imagem de São José na entrada da cidade de São José do Xingu- MT /| foto: Arquivo pessoal (Pe.Andre Pereira)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin