Nota da CPT – MT, sobre a Reforma Agrária.

 

    NOTA DE REPÚDIO À PARALISAZÃO DA REFORMA AGRÁRIA PELO GOVERNO BOLSONARO!

 

 

A Comissão Pastoral da Terra Regional Mato Grosso, vem através desta repudiar mais um ato do governo Bolsonaro, que no dia 13 de maio – sexta-feira, emitiu o ofício circular nº. 731/2022, do Gabinete da Presidência do INCRA, onde determina a total paralização das ações do INCRA, por falta de orçamento. Com isso, o INCRA que já estava em processo de desmonte, foi paralisado por completo.

Esta ação deste (des) governo, é um “presente” do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos latifundiários e grileiros, sendo o fim da reforma agrária no país, enquanto ele permanecer na presidência. O que o atual governo quer, é destruir a reforma agrária no país, pois deixou o INCRA totalmente falido, sem recurso algum para realizar uma simples vistoria ou até mesmo a manutenção das ações já programadas.

Com isso, este (des)governo de Bolsonaro reafirma sua proposta da campanha eleitoral em 2018: “Índio e sem-terra, não terá um centímetro de terras no meu governo”. Com estas palavras, vem incentivando e criando conflitos agrários e legitimando ações violentas por todo o país.

Com estas ações de destruição da política pública de Reforma Agrária, não resta dúvida de que se  Bolsonaro for reeleito, nenhuma família camponesa terá acesso à terra! Por isso, enquanto pastoral, reafirmamos o grito dos camponeses e camponesas durante a nossa Assembleia deste ano: Fora Bolsonaro!

Nas eleições deste ano, devemos todos e todas definir nossos representantes de acordo com as nossas origens, o chão que pisamos, e que tenham compromisso com as causas sociais e com a política pública de reforma agrária. Não podemos continuar elegendo deputados/as, senadores/as e presidentes que representam o agronegócio.

Precisamos ficar atentos e atentas na escolha legitima dos nossos representantes, para escolher pessoas que tenham o compromisso com povo pobre e trabalhador, para que todos e todas tenham Terra, Teto e Trabalho.

Seguimos, juntas e juntos, na luta por Reforma Agrária, para que se cumpra a função social da terra, garantida em nossa Constituição Cidadã desde 1988!

 

Coordenação da Comissão Pastoral da Terra Regional Mato Grosso

Cuiabá – MT, quarta-feira, 18 de maio de 2022.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração

 Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin